domingo, 16 de maio de 2010

clarice lispector

Sugestões de leitura para a Susana Santos, a propósito da sua compa de um livro de Clarice Lispector, ontem, na FNAC. É uma leitura desconcertante! Boa escolha, Susana mesmo Keats.


Até que um dia um homem saía para o mundo «para ver se e verdade». Antes de morrer, um homem precisa saber se é verdade. Um dia enfim um homem tem que sair em busca do lugar comum de um homem.

O pecado renovadamente original é este: tenho que cumprir a minha lei que ignoro, e se eu não cumprir a minha ignorância, estando pecando originalmente contra a vida.


Sobretudo tenho medo de dizer, porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo. Ou pelo menos o que me faz agir não é o que eu sinto mas o que eu digo.


... e é claro que a história é verdadeira embora inventada - que cada um a reconheça em si mesmo porque todos nós somos um e quem não tem pobraza de dinheiro tem pobraza de espírito ou saudade por lhe faltar coisa mais preciosa que ouro - existe a quem falte o delicado essencial.