quarta-feira, 24 de junho de 2009

Livros


«Teoria Moral e Ética Aplicada são dois volumes que foram concebidos para serem lidos sequencialmente. É certo que se trata de duas obras independentes, cada uma das quais pode ser lida sem a outra, mas estão de tal maneira interligadas, que não é aconselhável fazê-lo. Com efeito, em Teoria Moral, as ideias e os princípios éticos são apresentados no abstracto, com vista à sua aplicação a casos concretos; é em Ética Aplicada que são discutidos os casos concretos, pressupondo este segundo volume, em grande medida, as ideias e os princípios anteriormente defendidos (embora as grandes linhas com base nos quais foram defendidos sejam novamente recordadas). Os dois livros foram escritos em conjunto, e a melhor maneira de os ler é em sequência.»

David Oderberg

«As obras Ética Aplicada e Teoria Moral, o volume que faz par com aquele, constituem uma alternativa bem necessária à ortodoxia consequencialista. Em Ética Aplicada, os conceitos fulcrais da moral tradicional - os direitos, a justiça, o bem e o valor fundamental da vida humana - são aplicados a uma série de problemas, actualmente prementes: o aborto, a eutanásia, os animais, a pena capital e a guerra.» (contra-capa)


«Julgo ser impossível a um católico escrever um livro, seja sobre que assunto for - e ainda mais sobre este assunto -, sem dar a ver que é católico.»

«... a tese que pretende defender é a de que aqueles que apregoam que Cristo é apenas um de muitos mitos..., e a religião que Ele pregou uma de muitas religiões..., mais não fazem do que repetir uma fórmula perfeitamente trivial, que é no entanto contraditada por um facto perfeitamente extraordinário.»

Chesterton

«Este livro é uma introdução a alguns dos problemas principais da Filosofia - Deus, a mente, a liberdade, o conhecimento e a ética. Os capítulos podem ser lidos isoladamente, mas contam uma história mais ou menos contínua se forem lidos pela sua ordem. Começamos com algumas reflexões sobre o legado de Sócrates e avançamos depois para a existência de Deus, que é, talvez, a questão filosófica mais básica de todas, dado que a resposta que lhe dermos influenciará as nossas respostas a todas as outras. Esta questão conduz naturalmente a uma discussão acerca da morte e da alma, e depois as ideias mais modernas sobre a natureza das pessoas. Os últimos capítulos incidem na possibilidade de obtermos conhecimento objectivo na ciência ou na ética.»


James Rachels

Outros temas problemáticos que são analisados neste livro: o mal, o da identidade pessoal, o do livre-arbítrio, da questão da moralidade ou porque devemos ser morais, o sentido da vida e a felicidade.


Conjunto de textos históricos publicados em várias revistas e jornais, aborda temáticas históricas como o Liberalismo Português, a República, Salazar e Caetano, o «25 de Abril» ou Álvaro Cunhal. Uma nova perspectiva sobre a História de Portugal mais recente.


«A República, depois de um período confuso, banira o terrorismo e tendia para a moderação. Os conservadores, com a ajuda da Igreja, procuravam o caminho que, pouco a pouco, levaria a Salaz
«O dr. Cunhal é parecido como uma gota de água com o dr. Salazar virado do avesso.»