quinta-feira, 18 de novembro de 2010

james joyce


  • "Queria encontrar no mundo real, a imagem imaterial que a sua alma contemplava com tamanha constância. Não sabia onde devia procurá-la nem como, mas uma presciência tutelar advertia-o sempre de que essa imagem viria ao seu encontro, sem qualquer acto aparente seu."
  • "Viver, errar, cair, triunfar, recriar a vida com a vida! Um anjo selvagem lhe aparecera, anjo da mocidade e da beleza mortal, mensageiro das cortes esplêndidas da vida, escancarando diante dele, num instante de êxtase, os portões de todos os caminhos do erro e da glória. Seguir, seguir, sempre para diante! Para diante!"
  • "O objectivo do artista é a criação do belo; quanto a saber o que é o belo, é outra questão."
  • "A piedade é o sentimento que faz parar o espírito na presença do que há de grave e de constante nos sofrimentos humanos e que o une com o objecto sofredor. O terror é o sentimento que retém o espírito na presença do que existe de grave e de constante nos sofrimentos humanos e que o liga à sua causa secreta."
  • "A arte - continuou Stephen - é a maneira humana de dispor a matéria sensível ou inteligível para um fim estético."

livraria lello & irmão


























bernardino machado citação

Para o Dr. Manuel Sá Marques, com um abraço fraternal de amizade, em complemento do pensamento de Bernardino Machado que hoje inseriu no seu blog, relativamente à estética.


  • "Fazer a educação artística é unir os homens pelo sentimento; dar uma educação prática é unir os homens pelo trabalho; criar uma escola científica é fazer uma obra mais intelectual. / Quanto mais os homens se vão unindo entre si, tanto mais livres e independentes se vai tornando. Se é uma escola artística dá uma educação de independência do sentimento e do gosto; se é uma escola científica, a independência da razão."
  • Bernardino Machado - "Sociedade Promotora de Educação Popular. Discurso do sr. dr. Bernardino Machado". In O Mundo. Lisboa, Ano 8, n.º 2800 (22 Ago. 1908), p. 3.

Lonely Planet classifica a Lello como a terceira mais bela livraria do mundo - Cultura - PUBLICO.PT

Lonely Planet classifica a Lello como a terceira mais bela livraria do mundo - Cultura - PUBLICO.PT