sábado, 23 de julho de 2011

artur coimbra

depois do seu primeiro livro de poesia com o título "o prisma de poeta", o meu caro amigo dr. artur coimbra, como já se antevisa, para além da sua actividade de historiador, é poeta. a cada passo no seu blog, http://saladevisitasdominho.blogspot.com lá vai publicando um outro texto poético. também é, para além de historiador e poeta, coordenador do boletim cultural da autarquia fafense, e que se chama "dom fafes". director do núcleo de artes e letras de fafe, chegou a publicar, no âmbito desta associação fafense, a revista "perfil", assim como uma outra, "nascentes plurais". registo um poema retirado da "máquina da liberdade":



depois de amanhã levo a rosa
deposito-a em teus lábios ao cair da tarde
escrevo com o poema um grito de maio
no chegar manso da noite a rosa
levada ao calor da boca














artur coimbra e major miguel ferreira



ontem, na biblioteca municipal de fafe, a qual, logo na entrada, dá destaque num painel a florbela espanca e ao seu poema "ser poeta", foi apresentado o livro do dr. artur coimbra "major miguel ferreira: uma lição de liberdade", a sua segunda edição. abriu a sessão o sr. vereador da cultural da câmara municipal de fafe, que salientou, entre as várias actividades da autarquia fafense no âmbito do centenário da implantação da república em portugal, a publicação das notícias facsimiladas da época da república em fafe com o título "fafe 1910". o meu caro amigo dr. artur coimbra, para além de ter apresentado uma perspectiva biográfica do major miguel ferreira, fafense por afectividade, entre o militar e a sua intervenção política enquanto republicano convicto, focou a grande diferença do livro que era apresentado relativamente à sua 1.ª edição, e que dizia respeito ao período da república.




o dr. artur sá da costa salientou a objectividade científica do historiador artur coimbra, ramificando a historiografia fafense com a do país. salientou do major miguel ferreira a "integridade moral e a coerência política" contra "o chico espertismo" de hoje, salientando a personalidade do major miguel ferreira como sendo o símbolo da conviência democrática. relativamente ao dr. artur coimbra, o dr. artur sá da costa focou a cumplicidade deste ao longo dos anos com as actividades culturais do município famalicense, integrando-se, ao mesmo tempo, na actividade cultural fafense. a investigação histórica, no caso do dr. artur coimbra, para a renovação da historiografia local no seu contexto nacional, na abordagem de novas temáticas e nas relações entre o poder local e as universidades, assim como a implementação de novos equipamentos culturais, são, nada mais nada menos, do que conquistas do poder local. o mesmo aconteceu em fafe. de seguida, o dr. artur sá da costa, realizou uma análise das relações do major miguel ferreira com os oposicionistas democráticos de braga, os quais, de influência marxista, rompiam, entretanto, com os velhos republicanos, mas admirando sempre o major miguel ferreira. aliás, citando lino lima, o major miguel ferreira possuía a "qualidade e a coragem, um compromisso que admirávamos." terminou com o repto de nos 40 anos das comemorações de abril se realizar a homenagem aos democratas de braga e, na sua convergência, com os republicanos, e com todos aqueles que se mantiveram fiéis aos seus princípios em louvor da democracia, num congresso que reúne vários munícipios, os museus e as universidades.