sexta-feira, 5 de junho de 2009

APEFP ética e futebol


A Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática (APEFP) vai realizar no próximo dia 15 de Junho, pelas 21h30, no Museu Bernardino Machado (V. N. de Famalicão), a VI sessão do seu I Filo-Café, tendo como tema ética e futebol, e mais conrectamente, o desporto, sendo os convidados o famoso guarda-redes “Tibi”, isto é, António José de Oliveira Meireles, e o árbitro de futebol da I Liga Cosme Machado.
Cosme da Cunha Machado é natural da freguesia de Arnoso St.ª Eulália, concelho de V. N. de Famalicão, tendo começado a sua carreira de árbitro na época de 1993/94. A promoção à I Liga é realizada na época de 2004/05. Além de árbitro, Cosme Machado é igualmente formador/monitor de árbitros e Presidente da Associação de Árbitros de Futebol de Braga. Já arbitrou jogos internacionais, a nível de selecções e de clubes, representando também a UEFA na qualidade de 4.º árbitro. Enquanto que em 2001 e em 2005 a autarquia famalicense conferiu-lhe um voto público de congratulação pela sua actividade, em 2001 atribuiu-lhe a medalha de Mérito Desportivo. No ranking de árbitros da I Liga 2007/08 ocupava o 13.º lugar.
Por seu turno, “Tibi” foi guarda-redes do F. C. do Porto durante grande parte da década de 70 e o início da década de 80. Iniciou a sua carreira profissional ao serviço do Leixões. Representou o F. C. do Porto em duas fases: primeiro, entre 1972 a 1977 e, segundo, entre 1979 a 1983. Representou a selecção nacional. Depois de ter deixado o F. C. do Porto, esteve no Varzim S. C. e no F. C. de Famalicão, terminando a sua carreira desportiva no recreativo de Águeda. Em Matosinhos, de onde é natural, é conhecido pelo “Tibi da Bola”.
A APEFP orgulha-se assim, de apresentar um tema sempre tão explosivo e apaixonado, como sempre tão polémico e empolgante que mexe com a sociedade global contemporânea, e, em especial, o futebol, na perspectiva de um jogador e de um árbitro.
O moderador é Manuel Barreira, licenciado em Filosofia e Vice-Presidente da Direcção Nacional da APEFP.



O Presidente da Assembleia-Geral
APEFP
Amadeu Gonçalves