sábado, 8 de janeiro de 2011

filosofia para adolescentes

"... agir correctamente, agir moralmente, podia revelar-se uma das tarefas mais difíceis que existem."
Tugendhat



O filósofo Ernst Tugendhat, na foto, e com mais dois colaboradores, analisa, de forma informal, neste livro particularmente dialógico, vários temas em diálogos permanentes, não só na realidade escolar, como também no meio familiar. Temas como o sentido da vida e do sofrimento, o sentido da propriedade e a regra de ouro, a amizade e o respeito, a ética da responsabilidade e da solidariedade, assim como a ética do cuidado, são temáticas analisadas por adolescentes, os quais, entre si e com o mestre, neste caso o professor, e depois em diálogos familiares, tentam estabelecer novos caminhos identitários para as suas vidas. A nova antrolopologia fundada por Tugendhat, que pretende ressalvar uma nova noção de sujeito perante as deliberações e dilemas éticos, imprime a este livro a unidade e a concordância para a redescoberta do ser humano no mundo e qual o seu papel.







I

Qual é o pior dos crimes?


II

Os danos causados pelos roubos são todos iguais?


III

É sempre proibido fazer sofrer os outros?


IV

Compromissos e enganos


V

A regra de ouro e o respeito


VI

O dever de sermos solidários


VII

Simpatia e antipatia


VIII

Responsabilidades e castigos


IX

Autonomia e virtudes


X

O sentido da vida e a felicidade