segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

portuguesia, festa da língua e da poesia

"Que na verdade a poesia seja também tarefa para um pensamento, eis o que ainda temos de aprender neste instante do mundo. Tomemos o poema como um ensaio de meditação poética."
Heidegger, Para Quê Poetas? (1946)
Para o Wilmar e o Serguilha, abraço fraternal de amizade
Wilmar Silva, numa das suas actuações



  • Vai brevemente decorrer a "Portuguesia: Festa de Poesia de Língua Portuguesa e Espanhola", a qual já vai na sua 3.ª edição. O evento estará patente ao público nos próximos dias 18, 19 e 20 de Fevereiro do corrente ano, na cidade de Belo Horizonte do Estado de Minas Gerais, tanto no Palácio das Artes como no Instituto Cervantes. O autor do projecto, Wilmar Silva, conta com os curadores o famalicense Luís Serguilha, uma das vozes poéticas mais aclamadas no Brasil da poesia contemporânea portuguesa, e de Regina Mello, assim como com o próprio Wilmar Silva. Poeta, performer, editor (Anome Livros), curador, artista visual e sonoro, Wilmar Silva (natural do Rio Paranaíba, Minas Gerais, e nascido em 1965), já publicou "Anu" (2011), "Estilhaços no Lago de Púrpura" (2011), "Z a zero" (2010), "Astillas em el Lago de Púrpura" (2010) e "Yguarani" (2009). Para além de outras actividades, enquanto ensaísta/criador do projecto de pesquisa de poesia de línguas neo-latinas publicou em 2009 "Portuguesia", livrodvd, com 101 poetas de Portugal, Guiné Bissau, Cabo Verde e Brasil (Minas Gerais). Para o organizador desta 3.ª edição da "Portuguesia", com o subtítulo "Portuguesia Contra Antologia: Minas entre os povos da mesma língua, antropologia de uma poética", Belo Horizonte será, durante três dias, a cidade da poesia à escala global com a edição mundial "Encontro Internacional Portuguesia Festa da Poesia de Línguas Portuguesas e Espanholas", na actividade intitulada "Verão Arte Contemporânea".



Instituto Cervantes
  • Terá a participação de poetas brasileiros e internacionais (Portugal, Finlândia, Argentina, Espanha, ou de Angola) sendo as línguas poéticas apresentadas através de livros, vídeos, debates, autógrafos, perfomances, instalações, onde a literatura e, em particular, a poesia, irá acontecer nas suas múltiplas linguagens. A "Portuguesia" chegará à Casa de Portugal, em São Paulo, ao FestiPoa em Porto Alegre e à Casa-Museu Camilo Castelo Branco/Centro de Estudos Camilianos (V. N. de Famalicão, Portugal), cujas edições anteriores têm tido a participação no projecto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.


Adicionar imagem

Palácio das Artes

  • Como artistas convidados terá, por exemplo, a aguarelista brasileira Ivani Ramieri, da qual uma aguarela ilustrou a capa do mais recente livro de Luís Serguilha, intitulado "Koa`e". O livro de Serguilha já foi apresentado no dia 11 de Fevereiro na cidade de Carangole no Estado de Minas Gerais. No âmbito da "Portuguesia", terá nova apresentação no dia 19 no palácio das Artes, em Belo Horizonte. Para consultar o programa da "Portuguesia" http://www.portuguesia.com.br/.