terça-feira, 2 de novembro de 2010

da minha biblioteca st.º agostinho

já deram conta, uma viagem pela filosofia...



  • "Que é, pois, o tempo? Quem poderá explicá-lo clara e brevemente? Quem o poderá apreender, mesmo só com o pensamento, para depois nos traduzir por palavras, o seu conceito? E que assunto mais familiar e mais batido nas nossas conversas do que o tempo? Quando dele falamos, compreendemos o que dizemos. Compreendemos também o que nos dizem quando dele nos falam. O que é, por conseguinte, o tempo? Se ninguém mo perguntar, eu sei; se o quiser explicar a quem me fizer a pergunta, já não sei. Porém, atrevo-me a declarar, sem receio de contestação que, se nada sobrevivesse, não haveria tempo futuro, e se agora nada houvesse, não existia o tempo presente." (St.º Agostinho)













frase do dia


"O beato, que só ama, o agiota, que só agencia, e o figurão que passa por diante de nós na rua, a dar-se ares de sábio sem nunca se rir, solene e hirto, como se fosse levado num andor pela própria admiração dos transeuntes, são monstruosidades espirituais; e nem o beato ama, nem o agiota agencia, nem o sabichão sabe nada. / O homem normal, o homem perfeito, íntegro, não pode passar sem exercitar por completo todas as suas faculdades." (445-446)
Bernardino Machado - "A Psycologia da Reacção". In Da Monarchia para a Republica: 1883-1905. Coimbra: Typographia F. França Amado, 1905, pp. 443-457.