quinta-feira, 19 de maio de 2011

adam smith (1723-1790)


Parte I Da Correcção da Conduta.

Tem três secções. A primeira fala-nos do sentido da correcção, analisando a simpatia e a simpatia mútua, das virtudes afáveis e respeitáveis, entre outros assuntos. A segunda, evidencia-nos os graus das diferentes paixões que são compatíveis com a correcção, analisando as paixões que se originam com o corpo, as paixões que se originam numa inclinação ou hábito particular da imaginação, as paixões antisociais e sociais, assim como das paixões egoístas. A terceira analisa os efeitos da prosperidade e a adversidade sobre o juízo da pessoas relativamente à correcção da conduta. Pretende argumentar nesta asecção o quanto da nossa simpatia com a tristeza é geralmente uma sensação mais intensa que a nossa simpatia com a alegria, analisa a origem da ambição, asim como a corrupção dos nossos sentimentos morais.


Parte II Do Mérito e o Demérito, os os Objectos da Recompensa e o Castigo.

É constituída por três secções. Na primeira, analisa o sentido do mérito e o demérito, na segunda a justiça e a beneficiência, enquanto que na terceira argumenta a influêmncia da fortuna nos sentimentos do ser humano, relativamente ao mérito ou demérito das acções.


Parte III. Do Fundamento dos Nossos Juízos Acerca dos Nossos Próprios Sentimentos e Conduta, e do Sentido do Dever.

Analisa nesta terceira temas como do princípio da auto-aprovação e auto-desaprovação, do amor e do louvável e do pavor da reprovação, da influência e autoridade da consciência, d anatureza do auto-engano, e a origem e utilidade das regras gerais, da influência e autoridade das regras gerais e em que casos o sentido do dever há-de ser o único princípio da nossa conduta e em que casos hão-de concorrer também outro tipo de motivações.


Parte IV Do Efeito da Utilidade sobre o Sentimento da Aprovação

Fala-nos da beleza que a aparência de utilidade confere a todas as produções artificiosas e pretende ampliar a influência desta espécie de beleza e abarca a beleza da aparência da utilidade que ela confere à personalidade e aos actos do ser humano e em que medida a percepção desta beleza pode ser considerada como um dos princípios fundamentais da aprovação.


Parte V Da Influência do Costume e a Moda sobre os Sentimentos de Aprovação e a Desaprovação Moral

Aqui analisa a influência do costume e a moda sobre as nossas noções de beleza e de fealdade, assim como a influência do costume e da moda sobre os sentimentos morais.


Parte VI Do Carácter da Virtude

Divide em três secções. Na primeira, fala-nos do carácter do ser humano enquanto que afecte a sua própria felicidade, ou da prudência. Na segunda, evoca o carácter do ser humano, enquanto afecta a felicidade de outros seres humanos. Finalmente, na terceira secção aborda a continência.


Parte VII. Dos Sistemas de Filosofia Moral

Constituída por quatro secções. Explana na primeira as questões que devem ser examinadas numa teoria dos sentimentos morais. Na segunda, evoca as diferentes explicações que têm sido dadas acerca da natureza da virtude. Na terceira, examina os diferentes sistemas que têm sido elaborados relativamente ao princípio de aprovação e, finalmente, na quarta secção, temos a forma em que os distintos autores têm abordado as regras práticas da moral.