quinta-feira, 23 de setembro de 2010

tolstoi

INTRODUÇÃO
Mais do que uma fugaz homenagem a um autor maior, o centenário da morte de Lev Tolstoi constitui um momento único para evocar, de forma perene, a imortalidade da sua obra. É, pois, um orgulho poder apresentar esta edição especial de Guerra e Paz, uma colecção em 10 volumes que confere a este livro - um dos grandes marcos da literatura de sempre - uma nova dimensão artística.
A genilaidade do texto, aqui traduzido do russo, é sublinhada pelo contributo de dois dos maiores nomes da cultura portuguesa, profundos admiradores da obra de Tolstoi: António Lobo Antunes, com uma reflexão profunda e muito particular sobre o conteúdo e o universo da obra, e Júlio Pomar, que a preenche de imagens fascinantes.
Nos anos 50, Júlio Pomar ilustrou uma edição de Guerra e Paz que seria distribuída em fascículos. No entanto, pelo contéúdo e, em particular, pelos desenhos, a circulação desses fascículos viria a ser proibida pela PIDE, o que define bem o valor histórico da obra.
Os Editores

literatura de viagens


"Estava com o meu filho de doze anos no clube vídeo, quando ele alugou O Verão de Kibujiro, um filme japonês com um tipo duro e um miúdo, onde a encantadora personagem do rufia cheio de tiques é representada pelo actor Beat Takeshi. Como poderia eu saber naquela altura aonde aquilo nos iria levar?" (19)
Peter Carey