sábado, 20 de novembro de 2010

dias outonais

dias outonais, dias do mundo, aqui ao lado, simplesmente, entre a rua de são bento e a rua de tarrio...

tolstoi

Hoje comemora-se o centenário de Tolstoi. Da adolescência, fica a leitura de "Guerra e Paz". De qualquer maneira prefiro Dostoievsky. Ambos serão imortais, porque tocam o essencial do humano: a vida, nas suas máximas contrariedades. Fica aqui a minha homenagem, a um escritor, que, por cá, retomado pelo neo-realistas, particularmente nas questões estéticas; e em V. N. de Famalicão terá a publicação, perante as informações que neste momento disponho, de dois contos no então jornal "Estrela do Minho", "O Sul e o Vento" em 5 de Novembro de 1905, e "Os Três Ladrões" em 20 de Outubro de 1904. O mesmo "Estrela do Minho", na sua rubrica "Bibliografia", então redigida por Rodrigues Terroso, este realiza a recensão ao livro "A Felicidade Conjugal", em 24 de Abril de 1904.

TOLSTOI, Leão - Ana Karenine. Trad. José Saramago. Lisboa: Editorial Caminho; Madiasat Group, 2004. (Os Grandes Génios da Literatura Universal; 3).

TOLSTOI, Leão - A Sonata a Kreutzer. Trad. Jorge Reis. Lisboa: Guimarães Editores; Bibliotex, 2000. (Diário de Notícias; Biblioteca de Verão20).




















contra a indústria cultural


Bernard Stiegler é influenciado por Nietzsche, Paul Valéry, Husserl, Heidegger ou Jacques Derrida, e assim construindo os seus temas predilectos, tais como tecnologia, tempo, consumo e o futuro da política na sociedade humana.
Público - Contra a indústria cultural