sexta-feira, 26 de junho de 2009

APEFP - Ética, Política e Marketing


A VII sessão, e a última do I Filo-Café organizado pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática (APEFP), tem como convidado o especialista em marketing político João Manuel Machado Faria de Abreu, natural de Santo Tirso, com o tema Ética, Política e Marketing.
Numa altura em que tantas linhas já se escreveram na imprensa diária e tantas palavras já se pronunciaram a propósito dos resultados das últimas eleições europeias, os/as quais desconcertaram a realidade do mapa sócio-político nacional, é nossa intenção realizar uma breve análise das mesmas.
Desconcertaram por algumas razões, nomeadamente, e em primeiro lugar, pelas sondagens anteriormente realizadas antes das eleições, elas próprias enganadoras, não tendo sido, aliás, a primeira vez que tal fenómeno aconteceu em Portugal. Uma segunda razão é a vitória da ilusão do P. S. D. a nível nacional, perante a qual, mais do que propriamente uma alternativa ao poder socialista, se assistiu a uma Vitória de Pirro, de possível transição para algo ainda mais obscuro, digamos, por outras palavras, uma vitória cínica, essencialmente com a vontade de assaltar o poder. O mesmo aconteceu a nível local: a imprensa famalicense destacou na primeira página a vitória concelhia do P. S. com os insignificantes votos 235! Uma terceira razão deve-se particularmente a alguns críticos de nomeada deste P. S. D., que se renderam fulminantemente a esta vitória da ilusão. Para além das sondagens enganadoras, surgem-nos agora os críticos enganadores, incoerentes com eles próprios, os que escrevem páginas inteiras na imprensa diária. Os próprios políticos também acabam por ser incoerentes com eles próprios. E questiona-se isso mesmo: a falta da incoerência dos actores políticos (será de forma (in)consciente?), dos próprios críticos e, muitas vezes, dos próprios jornalistas. Será tudo isto marketing político?
Uma das últimas razões desconcertantes destas eleições europeias foi o aumento dos votos nulos e, particularmente, dos votos em branco. Não encontrei na imprensa uma análise sócio-política à volta dos votos brancos, os quais significam simplesmente que as pessoas que votaram em branco não se enquadram no actual quadro político-partidário português, o que é grave. Mesmo o fenómeno da elevada abstenção nestas últimas eleições europeias, as quais foram uma espécie de pré-legislativas, representa o que disse com os votos brancos. Ah, foram europeias, dirão os mais cáusticos e dogmáticos, não legislativas, podem dizê-lo! Contudo, mesmo o quadro abstencionista das legislativas e das autárquicas é bastante considerável relativamente aos últimos anos. As variações não têm sido significativas.
É neste quadro pós-europeias, e numa altura em que se estuda a hipótese das eleições autárquicas e legislativas serem em comum, no mesmo dia, a APEFP não poderia deixar passar a análise política, numa base ética e de marketing, na medida em que o Presidente da República reforçou e enalteceu a urgência da ética nas instituições e dos cidadãos, no seu discurso de 10 de Junho.
Ora, para estas questões e outras, a APEFP convidou o especialista João Abreu para esta última sessão do seu I Filo-Café. Licenciado em Direito, no ramo Jurídico e Económico (1991), realizou, posteriormente, não só uma pós-graduação em Marketing (1993), como realizou o mestrado na mesma área, defendo a tese Marketing Jurídico: a sua aplicação no caso dos serviços profissionais dos advogados em Portugal (1997), tendo realizado a sua formação académica na Universidade Portucalense (Porto).
Se a sua actividade profissional é repartida actualmente na docência, entre o Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM, Matosinhos) e no Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA, V. N. de Gaia) – tendo igualmente exercido a docência na Universidade Fernando Pessoa e na Universidade Católica (Porto) –, realça-se, indiscutivelmente, a sua actividade de formador, tendo sido, aliás, Director da formação da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE, Porto).
Para além da sua actividade profissional, João Abreu tem também uma experiência invejável na actividade cultural, social e política.
Na actividade cultural destaca-se, sem sombra de dúvidas, a sua Academia de Emoções (Porto), fundada em 2007. Aliás, João Abreu já foi considerado como sendo o primeiro emotólogo português, tendo obtido uma certificação exclusiva em Emotologia pela Cidade do Cérebro, num curso realizado em São Paulo. Salienta-se também a sua experiência como autarca, tendo sido responsável pelo gabinete da cultura da Câmara Municipal de Penafiel. Realçamos ainda a sua colaboração na imprensa regional, nomeadamente Jornal de Santo Thyrso, Jornal da Trofa, entre outros, e, particularmente na revista Export Press (tendo sido, aliás, um dos seus redactores) salientando o texto O Marketing Para a Exportação da Cultura (1992). Publicou Marketing de Serviços Para Advogados (1999) e o livro de poesias Caril dos Anjos (2006).
No campo social é membro, ocupando cargos directivos, de algumas das instituições tirsenses de solidariedade social, tendo sido membro da direcção da Associação Portugal-Moçambique (Porto). Politicamente, é vereador pelo P. S. D. na Câmara Municipal de Santo Tirso e actual candidato à mesma autarquia.
A APEFP, que tem demonstrado cada vez mais a sua importância na sociedade para o amplo debate das ideias, orgulha-se de apresentar um tema tão polémico e alucinante como é a política, com um convidado especializado, não só no que diz respeito perante a teoria, como igualmente na prática. Se na teoria tem já dois cursos frequentados, nomeadamente, o Curso de Marketing Pós-Eleitoral, realizado sob a orientação de Manhanelli Consultores, e o Curso de Planeamento Estratégico de Comunicação Política, este realizado pela Marco Iten Consultores (ambos os cursos frequentados em São Paulo), chegando a realizar no Brasil várias conferências sobre o tema que hoje a APEFP apresenta, na prática surge o candidato à autarquia tirsense pela segunda vez consecutiva.
A sessão será realizada no Museu Bernardino Machado no próximo dia 13 de Julho, pelas 21h30, em V. N. de Famalicão, e terá como moderador Amadeu Gonçalves, Presidente da Assembleia-Geral da APEFP. Entrada gratuita.

O Presidente da Assembleia-Geral
APEFP
Amadeu Gonçalves