quarta-feira, 4 de agosto de 2010

a imprensa famalicense e a república

Para o Dr. Sá da Costa
  • O "Notícias de Famalicão", O "Novidades de Famalicão" (periódicos regeneradores) e o "Estrela do Minho" (republicano) foram os jornais que então falaram da República em Vila Nova de Famalicão, e, como sempre, já tardio, conforme se pode ver pelas notícias (aliás, mais do que notícias, comentários ao novo regime que então se implantava em Portugal) e nos respectivos cabeçalhos dos jornais. O "Estrela do Minho" a 9 de Outubro, em letras fortes carregadas a negrito, logo a seguir ao cabeçalho,escreve e proclama o seguinte: "Após uma luta heróica, travada na capital do País, acaba de triunfar a Democracia e de implantar-se a República em Portugal. / Este Ideal, que para muitos se afigurou uma longínqua miragem, é hoje um facto consumado. Sobre as ruínas dos erros políticos do velho regime que acaba de baquear, uma nova era se iniciou prometedora de um ressurgimento da Pátria. Oxalá as esperanças dos que ainda têm fé num futuro de prosperidade para a nação portuguesa se mantenham à altura das suas crenças, e o pais entre, com as novas instituições políticas, num caminho de ordem, de moralidade e de justiça. / Do alto deste lugar saudamos o advento da República, e fazemos votos para que ela execute a sua obra de saneamento, e se imponha à admiração e respeito de estranhos e de naturais pela honradez e nobreza do seu procedimento, culto à liberdade e acerto na governação política." O jornal dá destaque a Bernardino Machado, eleito Ministro dos Negócios Estrangeiros, e à proclamação da República em V. N. de Famalicão, com a tomada de posse da nova comissão administrativa, chefiada por Sousa Fernandes. O que aqui apresento é o aperitivo sobre o trabalho que o Dr. Sá da Costa irá publicar no próximo "Boletim Cultural" da autarquia famalicense, o qual comemora os seus trinta anos de existência, preparando-se, assim já de antemão, um colóquio que ficará na história da cultura famalicense.

  • NOTÍCIAS DE FAMALICÃO. Vila Nova de Famalicão, 1910.Notícias de Famalicão: órgão do Partido Regenerador Local. Propr. da Empreza do Noticias de Famalicão; Dir. Guilherme da Costa e Sá; Adm. António Maria Pereira. Anno 1, n.º 1 (20 Jul. 1910)-Anno 1, n.º 14 (19 Out. 1910). V. N. de Famalicão: [s. n.] (Santo Thyrso: Typ. da «Semana Thyrsense»), 1910.




  • NOVIDADES DE FAMALICÃO. Vila Nova de Famalicão, 1910.Novidades de Famalicão: periódico regenerador. Dir., red. principal Manoel José Rodrigues. Anno 1, n.º 1 (27 Jul. 1910)-Anno 2, n.º 50 (27 Jul 1912). V. N. de Famalicão: [s. n.] (Typ. Alliança, 1910-1912.