segunda-feira, 21 de junho de 2010

sidónio pais em famalicão

Já aqui publiquei alguns documentos referentes à administração famalicense de Alferes Pinto, durante o consulado do sidonismo em Famalicão, o qual seria substituído por José Dias de Sá, médico de Landim, em Maio de 1918.


  • "Viagem Presidencial". In Estrela do Minho. V. N. de Famalicão, Ano 23. n.º 1163 (20 Jan. 1918), p. 1.
  • "Recepção no Caminho-de-Ferro". In Estrela do Minho. V. N. de Famalicão, Ano 23, n.º 1163 (20 Jun. 1918), p. 1.

A passagem do chefe do governo na nossa estação de Caminho-de-Ferro, foi esperado pelo corpo judicial, comissão administrativa da Câmara, com todo o pessoal, administração do Concelho, Finanças e todas as corporações locais e bastante povo. A chegada à estação foi anunciada por grande número de bombas, recebendo o sr. dr. Sidónio Pais os cumprimentos oficiais e de pessoas gradas da nossa terra. À partida do comboio foram levantados vivas à Pàtria, à República, dr. Sidónio Pais, etc. / No regresso de Viana também concorreu muita gente a cumprimentar o chefe do governo, sendo a Portuguesa cantada com grande entusiasmo, por alguns rapazes do nosso Orfeão. / Em Nine também concorreu muita gente à chegada do comboio, tocando uma música, lançamdo foguetes e entusiástica recepção.



  • "Luto Nacional". In Estrela do Minho. V. N. de Famalicão, Ano 24, n.º 1210 (22 Dez. 1918), p. 2.
  • Por motivo da morte do sr. Sidónio Pais tiveram feriado, desde segunda-feira, as repartições públicas e escolas oficiais. / A Câmara e as associações da vila tiveram durante toda a semana as suas bandeiras em funeral. / A Câmara telegrafou ao presidente da Comissão Administrativa de Lisboa para a representar nos funerais do Chefe do Estado. / Anteontem e ontem foram rezadas missas de sufrágio. / Também a Câmara manda rezar amanhã uma missa por alma do extinto Presidente, às 9 horas e meia, na Igreja Matriz. / O sr. administrador do concelho convidou o comércio da vila a cerrar s suas portas ontem, dia do funeral. / Também a Câmara resolveu tratar na sessão próxima de dar o nome do sr. dr. Sidónio Pais a uma das ruas da vila.
  • Convite. / Missa / A Comissão Administrativa Municipal deste concelho, convida todos os habitantes desta vila e freguesias, a assistir à missa que no dia 23 do corrente, às nove e meia horas, manda celebrar na Igreja Matriz, desta vila, pelo eterno descanso de s. ex.ª o sr. presidente da República, dr. Sidónio Pais, barbaramente assassinado no dia 14 do corrente. O presidente João Machado da Silva