segunda-feira, 4 de outubro de 2010

da felicidade



capítulos do livro


I - A Felicidade como Vocação
II - A Felicidade Possível
III - Uma Teoria da Felicidade
IV - A Natureza e o Objecto da Felicidade
V - A Felicidade e o Bem
VI - A Felicidade como Conhecimento
VII - A Cultura é Liberdade
VIII - O Amor
IX - Amor e Enamoramento
X - As Fases do Enamoramento
XI - O Amor Conjugal
XII - A Personalidade
XIII - Psicologia da Sexualidade
XIV - As Emoções
XV - A Esperança
XVI - Alegria e Prazer
XVII - Festa e Trabalho
XVIII - A Prudência
XIX - Liberdade e Doença
XX - O Sofrimento
XXI - Psicologia da Dor
XXII - Estética do Pessimismo
XXIII - A Inveja
XXIV - Estrutura do Ressentimento
XXV - Notas para um Tratado sobre o Desespero
XXVI - O Ser Humano como Problema
XXVII - Superfície e Profundidade do Ser Humano





  • "A felicidade é a meta da vida."
  • "A felicidade é um sonho. Existe toda uma pedagogia para cjegar a esse destino. Os mapas pessoais desenham novos caminhos, através dos quais se vão descobrindo os sabores da vida. A felicidade é capacidade para superar os reveses do mundo pessoal ergue perante nós, onde caminhos enganadores nos convidam a segui-los para sermos apanhados nas malhas apertadas de armadilhas, onde perdemos a visão e tudo se torna insípido, desigual, desbotado e frágil."
  • "É preciso partir de uma base bifronte: da educação e da cultura. Haverá dor no esforço."
  • "Educar é converter alguém em pessoa. Introduzir na realidade com amor e conhecimento. A educação é a base para edificar uma trajectória pessoal adequada. Etimologicamente significa acompanhar e extrair. Educar é activar com argumentos positivos, entusiasmar com os valores, seduzir com o excelente. Isso significa comunicar conhecimentos e promover atitudes, numa palavra, informação e formação. Educar não é ensinar matemática, literatura, arte ou contabilidade, é preparar a pessoa para viver a sua biografia da melhor mamneira possível. Regras de urbanidade e de convivência, hábitos positivos para não se ser sujeito-massa, anónimo, impessoal."
  • "A educação é a estrutura do edifício pessoal, a cultura é a decoração. A primeira ensina a nadar para enfrentar as marés de todo o tipo que ameçam o ser humano. A segunda ensina a viver. A cultura é a estética da inteligência."
  • "Educação e cultura foram uma trama de influências recíprocas, com fronteiras difusas e caminhos mal definidos. Eis porque no momento de nos ocuparmos do desejo, tenhamos de definir matrizes. O desejo é a tendência do pensamento e da conduta que proporciona alegria ou que terminaria com algum tipo de sofrimento. Ter vontade de algo que se vê e que depende de sensações exteriores."
  • "A administração inteligente do desejo é própria dos que têm uma visão alargada da realidade.
  • "Querer é ver-se motivado para fazer algo que nos torna melhores, que nos eleva e que brota de vivências mais profundas."
  • "Vontade é escolher. E escolher é anunciar e renunciar: fico com isto e deixo aquilo. Comportamento mais distância, que aposta naquilo que tarda em chegar, mas cuja posse será mais funda e enriquecerá a nossa condição."
  • "Querer é determinação."
  • "O desejar e o querer procuram a felicidade. Ainda que os caminhos sejam diferentes e os meios ofereçam recortes e matizes resgatados de esforços continuados. A felicidade é um sentimento de equilíbrio entre o que quisermos e o que conseguimos, entre os objectivos e os resultados, entre os sonhos juvenis e as metas conquistas."
  • "A motivação é a representação antecipada da meta que conduz à acção."
  • "Só aquele que sabe esperar é capaz de utilizar a vontade sem recolher frutos imediatos. A vida feliz aspira a um desenvolvimento equilibrado do projecto pessoal, cujo invólucro é ilusão e cujo conteúdo é amor, trabalho e cultura."
  • "Aquele que não sabe o que quer não pode ser feliz."
  • "Felicidade: lealdade a si próprio e ao sentido da vida e dos seus segredos."