quarta-feira, 27 de outubro de 2010

eugen drewermann



  • "A melhor maneira de "demonstrar" ou de "louvar" a Deus na sua grandeza não é elevando a sua actividade ao plano duma excepção sobrenatural, ou rebaixando-a a um processo de preencher as lacunas dos nossos conhecimentos científicos; Deus actua dentro da natureza e através dela, e quan to mais procurarmos compreender as bases e as leis da sua criação, longe de nos afastarmos dele, mais dele nos aproximarmos; são elas, essas bases e essas leis, que nos permitem ao menos fazer uma ideia da sua grandeza e da sua sabedoria." (27)






  • "Precisamos de acreditar na imortalidade dos animais, pelo menos como ideia reguladora da nossa razão prática, para justificar uma ética que considere devidamente os seres que são criaturas como nós. Não devemos "salvar" os animais, mas temos o dever de os deixar em paz na medida do possível." (37)


  • "... o maior risco que um ser humano pode correr é o de ver a sua capacidade de amar anulada pelo medo ou a misantropia." (12)
  • "... o amor é o último presente que nos chega dos tempos paradisíacos, o único lugar onde ainda conseguimos entrever o que Deus pretendia que fossemos e a forma como desejava ver as nossas vidas. " (13)







Sem comentários: