quinta-feira, 22 de abril de 2010

literatura e cultura famalicão 1900

Para o Dr. Manuel Sá Marques, com um abraço de amizade fraterna
  • Bernardino Machado - "Associações Musicais".
  • Bernardino Machado - "Curso de Pedagogia".


Todos falam de ensino, vários o professam, mas poucos sabem o que ele é. Nem admira, porque, entre nós, ensinam-se já muitas coisas, mas ainda mal se ensina a ensinar. / Que é o ensino? [...] O ensino é uma direcção, um governo. / Não há essencialmente diferença entre ensino e governo. Um e outro pode ser artístico, industrial ou científico; e, em qualquer dos casos, deve ser moral, convertendo-se em religioso, económico ou político. / [...] Um ensino sem elevação patriótica, jurídica, falta à sua missão; assim como um governo que se impõe pela violência e corrupção, e não pela confiança que inspira, pelos serviços que presta e pela propaganda da verdade dos seus princípios, é indigno de tal nome. / Quer isto dizer que nenhuma diferença exista entre ensino e governo? A mesma que entre a escola e a sociedade. Ao ensino cumpre ser um governo modelo, como à escola uma sociedade exemplar. Cada dia, porém, se reconhece mais a necessidade de os assimilar e esta assimilação se vai operando de parte a parte.
Bernardino Machado



  • É publicado o jornal "O Lusitano" com o subtítulo "jornal político e de combate, bibliográfico e de crítica, literário e noticioso". Foi seu editor António Ferreira da Cruz. De periodicidade semanal, o seu último número é de 20 de Fevereiro de 1902.
  • É publicado o jornal "Luctador" com o subtítulo "semanário político, noticioso, literário e bibliográfico". O seu secretário de redacção foi Victor Correia de Guimarães e o administrador, assim como o seu editor, Joaquim Ferreira da Cruz. De periodicidade semanal, o seu último número é de 25 de Junho de 1900.


  • É concluído o edifício das Escolas Primárias Conde de S. Cosme do Vale.


Sem comentários: