terça-feira, 15 de março de 2011

III palestra III filo-café

CADA CONSCIÊNCIA É UM MUNDO







da esquerda para a direita: antónio oliveira, eugénio oliveira e maria teresa barbosa

  • Decorreu no dia 14 de Março do corrente ano, na Biblioteca da Escola Secundária D. Sancho I, pelas 21h30, a 3.ª sessão do III Filo-Café organizado pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática (APEFP). A APEFP convidou Maria Teresa Barbosa, licenciada em Filosofia, é consultora filosófica, assim como consultora organizacional. A sua apresentaçãio e moderação do debate esteve a cargo do aluno finalista da Licenciatura de Estudos Artísticos er Culturais da Faculdade de Filosofia de Braga, António Oliveira, o qual se encontra a realizar o seu estágio na APEFP, mediante um acordo protocolar entre ambas as instituições. Depois do amor nos filósofos e da ética animal, a temática que a oradora convidada analisou, perante um público sempre atento e dialogante, foi a relação da Filosofia Prática com a consciência.

antónio oliveira na apresentação de maria teresa barbosa
  • Partindo do princípio que a felicidade vem da forma como o ser humano se encontra no mundo, a oradora interessa-se especialmente pelo seu comportamento pessoal e organizacional, pelo menos no campo institucional do mundo das empresas, transmitindo a tese de que o funcionamento da mente tem os seus limites perante o marketing organizacional. A filosofia, na sua forma hermética, não traz as devidas soluções para os problemas humanos. pelo contrário, a Filosofia Prática, enquanto esta aponta para o sentido das nossas ideias, acaba por abrir novos caminhos. As nossas ideias são assim repensadas, porque criticadas, para serem vistas de outra forma.

a sessão a decorrer na biblioteca da escola secundária d. sancho I
  • Citando António Damásio, a oradora partiu do argumento que o pensamento surge dentro da mente, algo inato, portanto, sendo o local do nosso registo de sobrevivência, aparecendo a consciência na nossa mente, como sendo a gestora das ideias, evidenciando o que há de distinto naquilo que a consciência nos proporciona, entre o que é e o que não é uma ameaça, assim nos protegendo perante o livre-arbítrio. A Filosofia Prática perante a consciência e a clarificação das ideias perante o loivre-arbítrio, faz-nos perceber-nos a nós para percebermos os outros. Continuando a citar Damásio, a consciência tem uma certa intensidade, assim como é igualmente diferencial (numa perspectiva do "EU" autobiográfico) e contem níveis distintos Na sua actividade criativa, o ser humano atinge um processo em profunda construção de imagens, perante os três níveis da consciência focada. Nesta perspectiva, a mente, a consciência e o "EU" é um processo em desenvolvimento, funcionando o "EU" na sua necessidade específica. E qual o papel da Filosofia Prática perante a consciência? É, no fundo, uma acessibilidade para trabalhar o emaranhado das imagens que produzimos cerebralmente. O melhor que temos a fazer é reflectir sobre as ideias para estas serem escalpebilizadas, apontando a Filosofia Prática o sentido da reflexão sobre as mesmas ideias e sobre as imagens que as ideias nos transportam para um constante questionamento. A partir do problema, desse emaranhado de ideias na nossa consciência, o questionamento, o caminho, será uma constante, naquela base socrática da maiêutica, a qual faz desabrochar as ideias que o nosso cérebro produz. No fundo, a Filosofia Prática surge como uma arquitectura de pensamento para estarmos não só bem connosco próprios, como também com os outros.


maria teresa barbosa, num dos seus momentos de actuação




Sem comentários: