quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

virtudes

Estas são esculturas representando as mais variadas virtudes que estão no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa. Do escultor português neoclássico João José Aguiar (1769-1841), esculturas realizadas entre 1819 a 1830, temos as virtudes da lealdade, providência, clemência, acção virtuosa, anúncio bom, perseverança, constância e consideração. Do escultor do rocócó em transicção para o neoclassicismo, temos Joaquim Machado de Castro (1731-1822), com as esculturas concelho, generosidade e gratidão de 1817. Ainda faltam identificar algumas.




"Uma virtude é uma qualidade humana adquirida, cuja possessão e exercício tende a fazer-nos capazes de conseguir aqueles bens que são internos às práticas e cuja coerência nos impela efectivamente a conseguir qualquer bem."
Alasdair MacIntyre




"As virtudes hão-de entender-se como aquelas disposições que não só mantêm as práticas e nos permitam alcançar os bens internos às práticas, senão que nos sustenham também no tipo pertinente da busca do bom, ajudando-nos a vencer os riscos, os perigos, tentações e distracções que encontramos e procurando crescente autoconhecimento e crescente conhecimento do bem."
Alasdair MacIntyre






"... se as virtudes permitem ao ser humano converter-se num raciocinador prático independente, é porque também o permitem participar em relações de reciprocidade através das quais há-de conseguir os seus fins como raciocinador prático..."
Alasdair MacIntyre






































Sem comentários: