segunda-feira, 15 de novembro de 2010

maria zambrano

"A vida é este ter de transcender-se que se revela como esperança, cuja primeira manifestação, fenómeno, é esperança."

Zambrano



Para José Barrientos, estas minhas leituras de Maria Zambrano da época da faculdade e sempre um eterno regresso. Na altura, ainda pensei que fosse fazer um trabalho sobre Zambrano para a disciplina de teologia filosófica, ministrada pelo Prof. Dr. Vila-Chã. Fazia a disciplina por tutoria e tinha que apresentar um trabalho final. Julgo que semestral. Conversa mais conversa, ainda me lembro, E Zubiri, pergunta-me, Conhece?, e eu, Não, professor, Ora aí está, então Zubiri, faça lá um trabalho sobre Zubiri. E lá fiz! Fiquei com pena da Zambrano! Que raio de sorte, lamentei, até já tinha lido umas coisas e tomado uns apontamentos... paciência! Calhou-me a transcendentabilidade do humano em Zubiri. Lá tive que investigar bibliografia, nada conhecia de Zubiri, completamente desconhecido. Mas fico contente quando vejo, e leio, trabalhos magníficos sobre Zambrano de Barrientos. São análises fulgurantes da filósofa espanhola sobre a situação do ser humano no mundo. do seu mistério no mundo e do seu transcendentalismo. Um grande abraço fraterno e, uma vez mais, bem vindo a Portugal, caro José Barrientos!










































Sem comentários: