sábado, 27 de novembro de 2010

encontros de outono de 2010



  • Ao fechar os XIII Encontros de Outono dedicados à temática "A I República nos Municípios Portugueses", actividade organizada pela Câmara Municipal de V. N. de Famalicão e pelo Museu Bernardino Machado no âmbito das comemorações do centenário da República em Portugal, o Vice-Presidente Dr. Paulo Cunha do município famalicense salientou duas ideias conclusivas: por um lado, sentia-se o pulsar republicano nos municípios mesmo antes da implantação da República. A República não foi uma imposição. Por outro lado, salientou a ideia que a República ficou aquém das expectativas, com algum déficit democrático, salientando a falta de proximidade entre o eleitor e o eleito. A não criação de raízes políticas, caso da falta da dinâmica municipal, terá sido, talvez, uma das causas da queda da República. Tal como ontem, fica o registo fotográfico das sessões do dia de hoje.



Dr. António José Queirós, Prof. Norberto Cunha (moderador) e Dr. Amadeu Sousa



Dr. Amadeu Sousa - "Braga no Ocaso de uma "História de Reis": movimentações monárquicas e republicanas entre 1908 e 1910"


Dr. António José Queirós - "Amarante na I República"



Dr. Jorge Fernandes Alves, Prof. Norberto Cunha (moderador) Dr. João Francisco Marques



Dr. João Francisco Marques - "A I República na Póvoa de Varzim"




Dr. Jorge Fernandes Alves - "O "Desejado". O Poder Local, o Projecto de Código Administrativo Republicano e suas Atribulações"



Vice-Presidente da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão, Vereador da Cultura Dr. Paulo Cunha








Sem comentários: