terça-feira, 5 de outubro de 2010

romagem 5 de outubro de 2010 famalicão

Adicionar imagem
  • No âmbito do Centenário das Comemorações da República em Portugal, Vila Nova de Famalicão, nomeadamente a Câmara Municipal, o Museu Bernardino Machado e a comunidade famalicense não poidia deixar passar o dia festivo e simbólico 5 de Outubro de 1910, homenageando uma das suas figuras, e nosso conterrâneo, mais singular e original, Bernardino Machado. As comemorações começaram, por volta das 16h00 com uma romagem ao jazigo do Barão de Joane, no qual se encontra sepultado Bernardino Machado. Estiveram presentes, num gesto de união fraterna e de solidariedade, os Bombeiros Voluntários de V. N. de Famalicão, os Bombeiros Voluntários Famalicenses e o Bombeiros Voluntários de Riba de Ave que tocaram o toque de marcha em homenagem a Bernardino Machado. Este gesto de união, de solidariedade e de fraternidade, pela causa do bem comum, era um gesto bem apreciado por Machado, a reconciliação, tantas vezes promulgada por ele nos seus discursos e textos. Fica aqui a reportagem fotográfica desta primeira iniciativa e, uma vez mais, os habituais visitadores a este blog vão-me desculpar, mas dedico-a de coração e amizade ao Dr. Manuel Sá Marques.

















As corporações dos bombeiros a circundarem a Rotunda Dr. Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão

Os descendentes (pelo menos alguns, netos e bisnetos) de Bernardino Machado, reconhecendo-se o Dr. Manuel Sá Marques, neto de Bernardino Machado, tendo a seu lado o Vereador da Cultura da autarquia famalicense, o Dr. Paulo Cunha




O momento de homenagem, com o Dr. Paulo Cunha e o Dr. Manuel Sá Marques


O Dr. Manuel Sá Marques (neto de Bernardino Machado), o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão, Dr. Paulo Cunha, e o Eng. Miguel Machado (neto de Bernardino Machado)

O Dr. Sá Marques no início do seu discurso, falando com o Dr. Paulo Cunha
O Dr. Paulo Cunha no momento discursivo

























1 comentário:

Anónimo disse...

A Cultura em alta no Município de Vila Nova de Famalicão, aguardando-se a passagem cultural para as outras duas etapas da comemoração da República e sem preconceitos,sabendo-se que sem a vigência da chamada "Ditadura Militar+Estado Novo", dificilmente continuaríamos como país soberano e independente...Matéria, porventura pacífica, como pacífica é a convivência entre Monárquicos e Republicanos!!!