- Eduardo José da Silva Carvalho - "Manual do Processo de Execução com Adições e o Final Índice Alfabético".
- Manuel da Silva Mendes - "Lao-Tze e a sua Doutrina segundo o Tao-Te-King".
- José Augusto Correia - Suprema Dor".
- Bernardino Machado - "A Concentração Monárquica".
- Bernardino Machado - "Eleições Locais".
- Bernardino Machado - "Pela República".
- Bernardino Machado - "Só a República é a Verdade".
- "Quando um corpo cai sobre outro, pode não o despedaçar, mas aquece. Também em todas estas lutas cívicas aquecemos e vamos mais e mais excitando em nós o espírito republicano revolucionário. / Sim! Todos os republicanos portugueses somos hoje revolucionários, não o podemos deixar de ser, somo-lo por necessidade. / A revolução é o conflito fatal entre um regime que se torna cada vez mais reaccionário e uma sociedade que se torna cada vez mais avançada. Não podendo operar-se o progresso da nação pelo progresso das instituições, opera-se em luta contra elas; e, não podendo portanto chegar-se à República pela evolução do poder, temd e chegar-se lá pela revolução popular. É inevitável. E é o que tem de acontecer entre nós, porque nos últimos anos a nação portuguesa incessantemente progrediu e o regime incessantemente retrogradou." (Bernardino Machado, Eleições Locais)
- É publicado o jornal "O Famelicense", com o sub-título "semanário religioso, literário e noticioso". Foi seu director e proprietário José Maria da Graça S. de Sousa Júnior. De peridicidade semanal, o seu último número foi de 2 de Abril de 1914. Era impresso na Tipografia Minerva.
- É publicado o jornal "O Melro", com o sub-título "quinzenário neutral, literário, satírico e humorístico". Foi seu proprietário e redactor principal Aires de Oliveira. O seu último n.º é de 2 de Abril de 1910. Foi impresso na Tipografia Aliança e a sua redacção e administração era em Brufe.
Sem comentários:
Enviar um comentário