segunda-feira, 12 de julho de 2010

simbologias republicanas

Estas imagens davam uma conferência fantástica! E hoje, que não me apetece ler, nem escrever, e, bolas, tenho o trabalho do neo-realismo em Vila Nova de Famalicão para fazer, talvez ler e escrever, ou só escrever e só ler, ou então, nem uma coisa nem outra. O certo é que estas imagens fantásticas, que representam a simbologia republicana do jornal "O Mundo" entre 1900 até 1910, mereciam umas palavrinhas... mas não vai ser hoje. Claro que, como tudo, em tudo há um início, descobre-se facilmente de quem é a primeira imagem, de Delacroix, o início da simbologia republicana... e o espanto dos espantos é aquele desenho que tem aquele jovem todo másculo, que aparece a 7 de Outubro, simbolizando um "Portugal Novo". Pasme-se esta simbologia. Só vendo! Dá-nos a ideia daquelas imagens simbólicas marxistas... Até parece que quem tiveram força inicial neste republicanismo adventício, mais do que os próprios republicanos, foram os socialistas e os anarco-sindicalistas.... Hum, que heresia esta!










































3 comentários:

João Afonso Machado disse...

Gostei do teu comentário Amadeu.
A simblogia da República - até isso - era cópia. Lembras-te daquela carta do Eça para Sabugosa em que diz que o Portugal novecentista copiou tudo de França - «uma civilização que não lhe serve e fica mal nas mangas»?
Abraço
JAM

Amadeu Gonçalves disse...

Meu caro João: são espantosas estas imagens! Já coloquei de lado para te mandar as referências do "Estrela do Minho" sobre o irmão de Bernardino, o 2.º barão de Joane, e lider do Partido Progressista em Famalicão. Para te lembrar, o António Machado das "Memórias" é filho de Bernardino, não neto.

Amadeu Gonçalves disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.