quinta-feira, 4 de março de 2010

filósofos


Mário Ferro, Manuel Tavares - Conhecer os Filósofos de Kant a Comte. 4.ª ed. Lisboa: Editorial Presença, 1994.
Kant, um dos meus predilectos, Hegel, nem por isso, Kierkegaard, para reflexões nocturnas e diurnas, Feurbach, para os hegelianistas de esquerda e de direita, Marx, o fundador não se sabe de quê, Nietzsche, o filósofo das grandes metáforas fortes, indispensável numa biblioteca, Dilthey, o hermeneuta, Comte, o filósofo republicano.

3 comentários:

Carlos Pires disse...

Esse livro foi-me útil há anos atrás quando fiz o exame de Filosofia no 12º ano, mas não o recomendaria, pois limita-se a resumir as ideias dos filósofos. Hoje em dia existem (por exemplo na colecção Filosofia Aberta, da Gradiva) boas introduções à Filosofia, que ajudam o leitor a discutir as teses e os argumentos dos filósofos. Ajudam-nos a pensar e a dialogar filosoficamente com os filósofos, em vez de apenas repetir o que eles disseram.

Cumprimentos

Amadeu Gonçalves disse...

caro carlos pires. obrigado pelo comentário e pela visita. claro que o livro é um repositário das ideias filosóficas dos autores em causa. subscrevo plenamente o que disse. só que, enquanto já o conhecia, eu ainda não, e não resisti em colar a capa no blog com os meus respectivos comentários. abraço

Amadeu Gonçalves disse...

às vezes, com livros destes, é melhor ler os textos dos filósofos...