terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

homenagem ao prof. dr. norberto cunha

CAMINHOS DE CULTURA EM PORTUGAL
Caminhos de Cultura em Portugal: Homenagem ao Professor Doutor Norberto Cunha. Org. Fernando Augusto Machado, Manuel Rosa Gonçalves Gama, José Marques Fernandes. Ribeirão: Edições Húmus; Braga: Departamento de Filosofia e Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2010. 407 p.

I.
Como discípulo da Escola de Silva Dias, Mestre de História das Ideias, o Prof. Norberto Cunha trilhou e continua a trilhar novos Caminhos de Cultura em Portugal.
II.
É um facto que a participação do prof. Norberto Cunha na vida activa da Universidade do Minho, nomeadamente através da intensa investigação e impressiva docência que nela realizou, marcou e cumpriu um ciclo brilhante de afirmação e valorização da Cultura Portuguesa. É igualmente inquestionável a original e cuidada provedoria por ele exercida em benefício desse precioso património. Os inúmeros projectos que impulsionou, desenvolveu e orientou, nomeadamente nas áreas da Filosofia em Portugal e Cultura Portuguesa, da Filosofia da Educação e das Instituições e Cultura Portuguesa Moderna e Contemporânea, permitiram a constituição de um precioso, fecundo e inovador pecúlio da Cultura e da História das Ideias em Portugal, tornando-o, neste âmbito, uma incontornável referência científica.
Comissão Organizadora, Apresentação.
Para além da docência e da investigação que exerceu na Universidade do Minho, o Prof. Dr. Norberto Cunha tem sido reconhecido fora da própria Universidade, nomeadamente perante o cargo que desempenha como Coordenador Científico no Museu Bernardino Machado. Aliás, no 22.º aniversário da cidade de V. N. de Famalicão, em 2007, a Câmara Municipal atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Cultural.
AGG

Sem comentários: