terça-feira, 6 de outubro de 2009

a república em v. n. de famalicão

No passado dia 5 de Outubro, mais precisamente ontem, pelas 18h00, foi apresentado no Museu Bernardino Machado o I Tomo da Pedagogia das Obras de Bernardino Machado, no âmbito das comemorações da implantação da República. A edição do livro esteve a cargo da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão/Museu Bernardino Machado numa parceria com a editora Húmus. Mas a presença mais marcante, foi, indiscutivelmente, a do Dr. Manuel Sá Marques, neto de Bernardino Machado, que conviveu com os funcionários do Museu, contando as suas fantásticas histórias, principlamente quando participava nas comemorações da República no tempo da outra senhora, sendo os manifestantes corridos a cacetete, junto da estátua de António José de Almeida, em Lisboa. Um dia fantástico com esta e outras histórias, na sua amiga presença.




Um aspecto da sessão de apresentação do volume 2 das Obras de Bernardino Machado, correspondendo este volume ao Tomo I da Pedagogia, estando na mesa o Prof. Dr. Norberto Cunha, Coordenador Científico do Museu Bernardino Machado, Dr. Artur Sá da Costa, Director de Departamento da Educação e Cultura da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão e, como não podia deixar de ser, o estimável Dr. Manuel Sá Marques.


O Dr. Artur Sá da Costa, ao entrar no Museu Bernardino Machado, para a apresentação do respectivo livro, terminando a mesma com um "Viva a República!", tal como o fez o senador Sousa Fernandes, na inauguração da Biblioteca Municipal no dia 5 de Outubro de 1913.



O Dr. Manuel Sá Marques sempre atento às novas tecnologias. O seu blog é um exemplo disso mesmo.


O Dr. Manuel Sá Marques a rubricar um catálogo do Museu Bernardino Machado a uma família, que entretanto tinha visitado a exposição permanente.


O Dr. Manuel Sá Marques e o seu gosto pela fotografia. Ao seu lado, a Dr.ª Paula Lamego, a coordenadora técnica do Museu.

O Dr. Sá Marques em franco convívio.

Mais uma vez, a contar as suas histórias.


O Dr. Sá Marques, também um grande amigo do Museu, a consultar e a comentar a última oferta ao Museu Bernardino Machado, dos filhos do Dr. Alberto Saavedra.

A Dr.ª Paula Lamego, coordenadora técnica do Museu, a mostrar ao Dr. Sá Marques a última doação ao Museu Bernardino Machado, feita pelos filhos do Dr. Alberto Saavedra.


As dedicatórias ao meu exemplar da Pedagogia, de Bernardino Machado, por Dr. Manuel Sá Marques e Eng. Miguel Machado (netos de Bernardino Machado), e pelo bisneto António Machado. Fico assim com uma recordação das comemorações da República em Famalicão, dos descendentes duma figura e dum papel inquetionável na mesma, pela liberdade e pela acção do bem comum.











Sem comentários: