segunda-feira, 19 de outubro de 2009

congresso sexualidade e educação




FACULDADE DE FILOSOFIA DEBATE A SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO PARA A FELICIDADE
Congresso Internacional de Pedagogia traz a Braga especialistas de renome
6 E 7 DE NOVEMBRO DE 2009
-------------------------------------------------------------------------------------------

A sexualidade - um tema controverso

A sexualidade é hoje um “território” integrado – não sem contradições - na mundividência, nas concepções de vida e no universo comportamental da sociedade portuguesa. No afã de recuperar de uma mentalidade que cobria as questões da sexualidade com o pudico véu do tabu, avançámos a todo o vapor para a “modernidade” de um discurso aberto, por vezes radical, sobre as questões do sexo.
De marginal a arquitema, o discurso da sexualidade invadiu todos os domínios da esfera pública e privada. A sua visibilidade atingiu o zénite como matéria de “educação nacional”, entronada no sistema de ensino como conteúdo curricular.
Os efeitos deste salto brusco e vertiginoso fazem-se sentir na vida das pessoas, particularmente nos jovens, embalados pelo culto de uma sexualidade “absoluta” e suas mediações: o comportamento sedutor, a construção do corpo perfeito e sensual, o “carpe diem” do prazer instantâneo, o consumo da libido.
É tempo de questionar este estado de coisas. Que resta da sexualidade humana? Fará sentido ligá-la, ainda, à experiência do amor? Terá alguma relevância integrá-la na educação para os valores da fidelidade, da virgindade, da doação? Como e a quem compete o direito e o dever de uma autêntica educação sexual? Que incidência tem no projecto da vida feliz?
Este Congresso tem a ambição de reflectir sobre estas questões no quadro dos valores do humanismo de inspiração cristã. Repensar, em diálogo com a actualidade, os modos de inscrição da sexualidade no ser e no agir do homem: no corpo, nos sentimentos, nas relações interpessoais, na visão do mundo e da vida, no projecto de formação para a felicidade.

Conferencistas Convidados e Sessões Paralelas

As sessões plenárias do Congresso estarão a cargo dos seguintes especialistas: Eduardo Sá, Enrique Rojas, José Antonio Marina, José Tolentino Mendonça, Júlio Machado Vaz e Nilo Ribeiro Júnior SJ.
As sessões paralelas abordarão a temática do Congresso desde os diversos ângulos de leitura e de questionamento: Ética, moral e antropologia; Ontologia e metafísica; Biologia e medicina; Psicologia e sociologia; Estética, arte e cultura; História e estudos comparados; Religião e espiritualidade; Educação e pedagogia; Ciências da comunicação e mediologia; Direito e ciências jurídicas.
As pessoas interessadas em participar poderão inscrever-se através da Secretaria da Faculdade (telf. 253201200 / 253201204). O envio das propostas de comunicações poderá ser feito via mail, de acordo com as indicações constantes no site do Congresso - http://www.congressos.facfil.eu/ ou via CTT, dirigidas à Comissão Organizadora do Congresso Internacional de Pedagogia.

Sem comentários: