FOUCAULT E CAMILO
A Intencionalidade fenomenológica do amor
O autor partindo dos três eixos fundamentais de Michel Foucalt à volta da sexualidade, nomeadamente a formação dos saberes que à sexualidade se refere, os sistemas de poder que regulam a sua prática e as formas nas quais o ser humano se reconhece enquanto tal, pretende relacionar o seu pensamento com a trilogia ficcional de Camilo Castelo Branco, a saber, Um Homem de Brios (1856), Onde Está a Felicidade? (1856) e Memórias de Guilherme do Amaral (1863), na medida em que em Camilo surge-nos uma fenomenologia do amor na dimensão prática da existencialidade do humano, aqui descodificando Foucault as suas estruturas sociais.
A Intencionalidade fenomenológica do amor
O autor partindo dos três eixos fundamentais de Michel Foucalt à volta da sexualidade, nomeadamente a formação dos saberes que à sexualidade se refere, os sistemas de poder que regulam a sua prática e as formas nas quais o ser humano se reconhece enquanto tal, pretende relacionar o seu pensamento com a trilogia ficcional de Camilo Castelo Branco, a saber, Um Homem de Brios (1856), Onde Está a Felicidade? (1856) e Memórias de Guilherme do Amaral (1863), na medida em que em Camilo surge-nos uma fenomenologia do amor na dimensão prática da existencialidade do humano, aqui descodificando Foucault as suas estruturas sociais.
resumo da comunicação (representando a Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática) no II Congresso Internacional de Pedagogia, Sexualidade e Educação para a Felicidade, na Faculdade de Filosofia de Braga, realizando-se o respectivo Congresso nos dias 6/7 de Novembro.
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