sábado, 27 de novembro de 2010

bruckner e o amor



"Este livro foi escrito para os que se recusam ceder à chantagem, para os que não querem deixar o velho palco das paixões, sem renegarem às mudanças que ocorreram. Ao contrário dos conservadores, eles louvam os direitos conquistados, ao invés dos progressistas, eles não se sentem culpados pelos seus gostos antiquados. Na época áurea dos anos líricos, para dizer a verdade, já nos tinhamos deixado atraído pelo velho mundo, ao qual desejávamos fugir. Éramos libertinos por obrigação, namoradores românticos, hedonistas sentimentais, divididos entre dois amos: a constância e a volubilidade. Éramos antiquados nas nossas tendências e revolucionários nas nossas afirmações."


Pascal Bruckner

I
Um Grande Sonho de Redenção
II
O Idílio e a Discórdia
III
O Maravilhoso Carnal
IV
A Ideologia do Amor

leituras camilianas


Mais uma das amabilidades do Dr. Manuel Sá Marques, estes livros de e sobre Camilo. Alguns dos exemplares que aqui já apresentei, individualmente, devido aos recortes de imprensa que continham, não merecendo os que aqui coloco menos destaque, antes pelo contrário, assim como os outros, pertenceram há biblioteca pessoal do Dr. Ernesto Roma, que gostava de ler Camilo, o criador da Diabetologia Social e fundador da APDP - Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, a mais antiga de todas as associações de diabéticos do mundo (1926). O Dr. Manuel Sá Marques, para além de amigo pessoal do Dr. Ernesto Roma (do qual coloco uma fotografia), era seu adjunto, tomando após o falecimento do fundador da mesma associação, a sua direcção. Uma outra particularidade que gostaria de focar é relativa ao livro que aqui se encontra de José Agostinho intitulado "Camilo e a sua Fisiologia". A particularidade, conforme se pode ver, é devido a algumas manifestações físicas que o livro contém, nomeadamente o carimbo do Colégio Dr. Correia Mateus e o carimbo que diz "Brinde da Educação Nacional". Outra característica é a assinatura de Beatriz Machado, na capa, com a localidade, Leiria, e o ano, 1927. A página de rosto contém a seguinte indicação manuscrita: "Oferecido pelo meu padrinho Dr. João Correia Mateus em 1/12/1927" e com a assinatura autógrafa de Beatriz Machado, tia do Dr. Manuel Sá Marques pelo lado do avô, Bernardino Machado. O Dr. Correia Mateus foi o fundador e o director do Colégio com o seu nome em Leiria. Estas informações, e muitas outras, podem ser lidas e vistas, com fotografias fantásticas, e com uma árvore genealógica, no blog do Dr. Manuel Sá Marques. A minha eterna gratidão.




















ricardo jorge e camilo

Outra das ofertas já raríssimas do Dr. Sá Marques, este livro de Ricardo Jorge sobre Camilo. Tem a particularidade dos outros dois já aqui colocados: tem dois recortes de imprensa, nomeadamente "Para, Escute e Olhe. A Sombra da Desgraça", artigo publicado em "O Século" de 23 de Fevereiro de 1963, e "A Sombra de Camilo", publicado no "Diário de Notícias", em 20 de Janeiro de 1969.




"Fui-me hoje, em véspera do fúnebre aniversário, acolher-me a ele, a ouvi-lo na voz in extinguível dos seus livros, a aguçar o espinho da saudade. Do meio desse fiada gloriosa surdiu-me um volume, ali enfeixado à obra do Mestre, por ter sido seu e anotado por suas mãos. Dera-mo nos derradeiros tempos, já quando a pena lhe perdia o rasto do papel e as letras se sumiam na névoa da amaurose."
O livro a que Ricardo Jorge se refere é de Júlio de Castilho com o título "D. Inês de Castro"








benjamim salgado e camilo

Mais uma das amabilidades do Dr. Manuel Sá Marques, esta edição já raríssima da Fundação Cupertino de Miranda, livro do P. Benjamim Salgado sobre Camilo e publicado em 1973. Contém um recorte de imprensa, que aqui coloco, do "Diário de Notícias", de 21 de Janeiro do ano referido.







polémicas portuguesas

Uma das amabilidades, entre muitas, do Dr. Manuel Sá Marques para comigo. Eternamente reconhecido, que jamais esquecerei!








fundação cupertino de miranda e o surrealismo









FUNDAÇÃO CUPERTINO DE MIRANDA
Por Toda a Parte Julio. Comissário António Gonçalves, Perfecto E. Quadrado; Coord. António Gonçalves. V. N. de Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda, 2010.
Perfecto Quadrado, António Gonçalves - "os júlios de julio e sauldias".
Rui Mário Gonçalves - "a arte de sonhar acordado"
Fernando Cabral Martins - "julio e a imagem surrealista"


É missão da Fundação Cupertino de Miranda enriquecer o seu espólio artístico e documental, nomeadamente a sua "Colecção em construção" e nesta acção continuada a aquisição do espólio de Julio representa um importante paso no reforço da Colecção, que já inclui a doação do pintor e poeta Mário cesariny ao lado da qual alcança um relevo especial o espólio doado por Artur do Cruzeiro Seixas num acervo que reúne mais de 2000 obras e que já é uma referência no Surrealismo. / As cerca de 100 obras de Julio representam um núcleo único do movimento surrealista, praticamente desconhecido até hoje e de uma fase inicial do movimento."
Pedro Álvares Ribeiro












encontros de outono de 2010



  • Ao fechar os XIII Encontros de Outono dedicados à temática "A I República nos Municípios Portugueses", actividade organizada pela Câmara Municipal de V. N. de Famalicão e pelo Museu Bernardino Machado no âmbito das comemorações do centenário da República em Portugal, o Vice-Presidente Dr. Paulo Cunha do município famalicense salientou duas ideias conclusivas: por um lado, sentia-se o pulsar republicano nos municípios mesmo antes da implantação da República. A República não foi uma imposição. Por outro lado, salientou a ideia que a República ficou aquém das expectativas, com algum déficit democrático, salientando a falta de proximidade entre o eleitor e o eleito. A não criação de raízes políticas, caso da falta da dinâmica municipal, terá sido, talvez, uma das causas da queda da República. Tal como ontem, fica o registo fotográfico das sessões do dia de hoje.



Dr. António José Queirós, Prof. Norberto Cunha (moderador) e Dr. Amadeu Sousa



Dr. Amadeu Sousa - "Braga no Ocaso de uma "História de Reis": movimentações monárquicas e republicanas entre 1908 e 1910"


Dr. António José Queirós - "Amarante na I República"



Dr. Jorge Fernandes Alves, Prof. Norberto Cunha (moderador) Dr. João Francisco Marques



Dr. João Francisco Marques - "A I República na Póvoa de Varzim"




Dr. Jorge Fernandes Alves - "O "Desejado". O Poder Local, o Projecto de Código Administrativo Republicano e suas Atribulações"



Vice-Presidente da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão, Vereador da Cultura Dr. Paulo Cunha