quinta-feira, 18 de junho de 2009

Ética e Futebol

A sexta sessão (com o tema Ética e Futebol e que decorreu no último dia 15 de Junho no Museu Bernardino Machado, em V. N. de Famalicão) do I Filo-Café organizado pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática (APEFP), teve como convidados o árbitro de futebol da I Liga profissional Cosme Machado e o ex-jogador de futebol “Tibi”, isto é, António José de Oliveira Meireles, uarda-redes que foi do F. C. do Porto.


Mais uma vez, superando as expectativas, não só pela adesão da comunidade a esta iniciativa (como às outras sessões), como igualmente pela participação activa do auditório (outra característica comum), o I Filo-Café organizado pela APEFP tem vindo a demonstrar, cada vez mais, o seu papel activo, e em crescendo, na própria sociedade, tal como a imprensa o tem revelado, evidenciando, assim, cada vez mais a sua importância.


Enquanto que o moderador do debate, Manuel Barreira (Vice-presidente da Direcção Nacional da APEFP) apresentou inicialmente, e de uma forma breve e apelativa, aquilo que poderá ser a ética na sociedade contemporânea, já Cosme Machado, formador de árbitros, salientou principalmente aquilo que não é ético no futebol profissional português, evidenciando as muitas pressões a que os árbitros, muitas vezes, estão sujeitos.


Manuel Barreira apresentou três condições daquilo que poderá ser a ética, nomeadamente i) a pessoa enquanto sujeito moral, ii) a função da reflexão ética e iii) os postulados para uma condição ética. Cada uma destas condições contém, em si, as suas próprias características. Assim, relativamente à primeira condição podemos apontar a singularidade e a dignidade, a liberdade e o compromisso, entre outras; na segunda, surge-nos a clarificação e a fundamentação, a aplicação e a promoção, e, finalmente, na última, temos a honestidade e o respeito das leis e às pessoas, assim como a transparência.



Por seu turno, Cosme Machado apresentou o que não é ético no futebol português, nomeadamente nos clubes, na comunicação social e os comentários que os próprios clubes, os vencidos e os vencedores, fazem no fim do jogo.
“Tibi”, sempre atento e dialogante, intervinha a cada passo, animando a sessão, esclarecendo e dando exemplos práticos, comparando, ao mesmo tempo, o futebol do seu tempo com o de hoje, tendo sido bastante crítico com a comunicação social, principalmente as televisões.
Amadeu Gonçalves
Presidente Assembleia-Geral
APEFP

Sem comentários: